24/04/2010

O pote de iogurte

Sabe como eu percebo que as pessoas em geral não sabem o que pode ou não ser reciclado? Quando olho o lixo da minha casa e vejo lá, no vaso destinado ao que é orgânico - logo, em princípio, não reciclável - um potinho de iogurte.
É. Potes de iogurte PODEM SER RECICLADOS! Assim, o destino deles deve ser o seu lixo reciclável. Claro que você tem um, não é?
Não vou entrar em detalhes sobre reciclagem aqui. Ela será tema de inúmeros posts neste blog. O que percebo é que há de fato dúvidas práticas a serem esclarecidas, daí a ideia desta tag: "é reciclável".
Antes de colocar no vaso destinado à coleta seletiva - tem isso na sua cidade, sabia? -, porém, é preciso dar uma lavadinha e, se possível, deixar o pote de iogurte secar um pouquinho. Por quê? Porque quanto mais limpo e em boas condições for o material enviado para reciclagem, mais ele se torna valioso, logo maior a probabilidade de ele vir realmente a ser reciclado. É verdade. Nem tudo o que vai para a reciclagem vira de fato matéria-prima novamente. Muita coisa chega num estado tal que sua reciclagem é impossível ou inviável economicamente - não esqueçamos que vivemos num mundo regulado pela relação custo/ benefício e que, pelo menos em nosso país, não existem políticas de estímulo à utilização de matéria-prima reciclada, logo impera a lei de mercado. Assim, um pote de iogurte sujo, até chegar às mãos de quem supostamente vai comprá-lo como matéria-prima reciclável, já está cheio de bichos, cheirando muito mal e praticamente inutilisável. Isto é, vai acabar no lixo mesmo. Nem precisava ter percorrido todo esse caminho. Teria sido mais prático jogá-lo no vaso dos orgânicos em casa e economizar ao menos o transporte.
Resumindo: tomou iogurte? Passe uma água no pote, deixe-o em cima da pia um pouquinho para secar e depois coloque no vaso do material reciclável - vamos começar a parar de chamar de lixo, ok?
Ah, mas eu vou gastar água, então não estou prejudicando o ambiente? Fique tranquilo(a). É só para passar uma aguinha de leve. Um jato já tira fácil o resto de iogurte que fica, principalmente se você lavar logo depois de terminar de comer e mais principalmente ainda se você for daqueles que lambe até a última gotinha!

Nenhum comentário: